domingo, 8 de maio de 2011

Nossa Senhora - Mãe de Deus

O tema do grupo neste último 09 de maio de 2011, véspera do Dia das Mães, coincidentemente ou não, foi Maria.

A discussão girou em torno de uma carta-resposta a um e-mail protestante, a qual continha afirmações dos motivos pelos quais Nossa Senhora é declarada como Mãe de Deus e porque ela é superior aos homens e aos anjos.

A carta-resposta segue abaixo:

----------------------------------------------

Oi, X!
salve Maria, "Mãe de meu Senhor" (Lucas, 1, 43)

Num ponto concordamos, pois você afirma que “Em Lucas 1, 43, Isabel saúda a Maria.” e que “ela realmente foi a escolhida para ser a mãe de Jesus, o nosso Senhor.”
Exatamente. “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lucas 1, 28). “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Lucas 1, 42-43).
Mãe de meu Senhor quer dizer mãe de Deus. Afinal, quem é Nosso Senhor Jesus Cristo, senão o Filho de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade, parte do mesmo Deus, uno e trino?

Evidentemente que Maria não é mãe do Verbo de Deus, o qual foi gerado por Deus desde a eternidade. Maria foi mãe de Jesus encarnado, no tempo.
Jesus encarnado tinha duas naturezas, a humana e a divina, mas uma só pessoa. Dizer que Maria foi mãe apenas de Jesus humano é atribuir duas pessoas a Jesus, o que é totalmente falso. Sua mãe, X, gerou apenas seu corpo, mas não sua alma. Mas dizer que sua mãe não é sua mãe porque ela não gerou sua alma, gerada por Deus, seria um absurdo, não concorda? Sua mãe é mãe de você inteira!
Aí você pode dizer que Maria ser mãe de Deus é coisa da Igreja Católica. Não é, pois você leu, eu li, como você me recomendou a ler a Bíblia (o fato é que eu já lia), dizendo “Leia a Bíblia, não deixe que homens a leiam por você. Leia você mesmo.” Todos lemos. Inclusive Lutero e Calvino leram. Leram e comentaram (se bem que eu não me baseio nos comentários deles, mas coloco para lhe mostrar).
Lutero: "Que são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra, comparados com a Virgem Maria, que, nascida de descendência real (descendente do Rei Daví) é, além disso, mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é na Cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade" (Martinho Lutero, Comentário ao Magnificat, apud M. Basilea Schlink, - autora protestante - in revista Jesus Vive e é o Senhor).
Calvino: "Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus" (João Calvino, Sur L’Harmon. Évangélique"20).
Pra você ver que a Igreja Católica ensina as mesmas coisas desde sempre, sem mudar. Por que não aceitam esses comentários de quem não era católico? As interpretações “mudaram” com o tempo, não? Deus não muda, né...
            Você diz: “Mas, leia 1 Timóteo 2, 5. É a Palavra de Deus que está afirmando, não eu. Será que é tão difícil perceber?”
            Não é difícil perceber. Fiz mais, li 1 Timóteo 2, 3-6. Copio a seguir:
            “3Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso salvador, 4o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. 5Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, o homem 6que se entregou como resgate por todos.”
            Sim, é claro que Cristo é o único mediador absolutamente necessário de nossa redenção, porque só Ele, sendo Deus e Homem, poderia ter méritos infinitos para pagar a dívida infinita do pecado de Adão. É inegável! Só Jesus salva! Só Jesus tem méritos infinitos para nos redimir! Só Jesus (junto ao Pai e ao Espírito Santo) é Deus!
Entretanto, Ele quis vir por meio de Maria. Ele poderia ter vindo ao mundo de qualquer outro modo, poderia ter escolhido qualquer outro meio. Escolheu a Virgem Maria. Foi por meio da Virgem Maria que nos vieram todas as graças. E quem é meio, é mediador.
Maria é meio por que Deus quis vir a nós por meio de Maria. Foi a Sua vontade.
Por isso ela é - por vontade de Deus - a mediadora de todas as graças. Assim, se lê em Lucas: "Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo." (Lucas 1, 41).
Contigo foi diferente, X. Foi só eu começar minha carta anterior (referente às imagens) com a saudação de Maria, que você fez questão de iniciar a sua diminuindo a importância de Nossa Senhora.
Maria está acima de todos nós. Veja bem: acima.
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. (Lucas 1, 42).
Repare bem, “Bendita és tu entre as mulheres”. Ora, se ela é bendita entre as mulheres, está não só acima de todas as mulheres, como também de todos os homens, por foi meio dela que Deus se fez homem e habitou entre nós.
Se dizemos: “Fulano é o artilheiro do time”, significa que este “fulano” é mais do que os outros jogadores, pois faz mais gols. Se dizemos: “Joãozinho é o NERD da sala”, significa que “Joãozinho” é mais estudioso, tira notas mais altas, portanto diferencia-se dos seus colegas.
É claro que pela natureza, Maria, mesmo sendo Mãe de Deus (como dito nas Escrituras), continuava sendo uma simples mulher. Mas pela graça de ter sido escolhida como o meio querido por Deus para a vinda de Cristo, ela ficou acima não só de todos nós, mas até acima dos anjos, pois está na Bíblia que o anjo saudou a Maria e não ao contrário. Sempre que na Escritura Sagrada se fala que um anjo aparece a uma pessoa humana, é essa que saúda o anjo. Com Maria se dá o oposto: é o anjo que saúda aquela que Deus escolheu para ser Sua Mãe:
“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lucas 1, 28)
“Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.” (Lucas 1, 29)
            Como você diz: leia você mesma.
Foi diferente. É evidente que foi diferente.

Pense sobre tudo o que escrevi. Não pense saber tudo. Não estou emitindo minha opinião, apenas repassando o que ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo sobre Pedro, a qual ensina a mesma Verdade por 2.000 anos, a qual nunca muda, nem evolui com o tempo, assim como Deus não muda.
            Despeço-me, intercedendo por ti.

In Corde Jesu, semper

Nenhum comentário:

Postar um comentário